O Velhão, um vila vitoriana no meio da montanha

Para todos que gostam de historia, lugares pitorescos e ter experiencias diferentes, vamos sugerir uma pequena aventura. Bem no alto da Serra da Cantareira, entre as montanhas encontramos o Velhão!

Um ótimo lugar para passar o dia, explorar e comer… sim o lugar tem uma comida deliciosa, do tipo que você paga para entrar e come o quanto quiser, com a cachaça no barril a vontade.

o_velhao_entrada_inicial

Vamos falar um pouco sobre a historia,”Ali, Moacyr Archanjo dos Santos construiu um sonho, e este sonho nos leva a um passado que nenhum de nós viveu, mas onde todos se reencontram: visitar o Velhão é fazer uma insólita viagem no tempo.”, é dessa maneira que as pessoas descrevem o sonho de Moacyr Archanjo dos Santos, o criador desse lugar parado no tempo, Em 1870 os primeiros italianos começam a vim para o Brasil, alguns resolveram construir um vinhedo e depois um pequena vila lá na Serra da Cantareira, depois de alguns anos, a ideia deles não foi muito promissora, deixando tudo abandonado, aí que entra o Moacyr, apaixonado por historia, ele resolve recuperar esse lugar.

o_velhao_restaurante

Claro que ele teve uma pequena dificuldade… onde achar as peças que faltavam? Já que muitas coisas tinham se perdido, peças de porcelanas e etc. Para resolver esse problema ele simplesmente saiu pegando todas as velharias (por isso o nome o Velhão) que encontrava e foi reformando o lugar, e em 1978 finalmente o complexo ficou pronto.

“Cercadas de verde, as construções são todas em material de demolição reciclado, num estilo que quase lembra cidadelas. Quase, porque há sempre um detalhe inusitado. Surpreendem pela beleza genuína e também por sua história.”, é assim que as pessoas descrevem o lugar, todos notam que o lugar vai muito além de uma boa comida, lá encontramos um experiencia completa, podemos andar por toda a vila, não existe lugares que não podem ser visitados, escalar paredes, subir nas torres e tirar fotos de todos os detalhes… explorar faz parte dessa aventura, é muito comum ver as pessoas passeando pelo o lugar após o almoço, como se fosse um museu, sentando ao sol na fonte ou apenas aproveitando o clima da serra.

Complexo_O_Velhao_Serra

Para todos que procuram aventura e querem ter uma pequena viagem no tempo recomendamos a visita, O Velhão está na Estr. Santa Inês, 3000 – Mairiporã, São Paulo – SP, 07600-000, bem no alto da Serra da Cantareira, está aberto das 12 até as 16:30 de segunda a domingo.

 

Bookmark the permalink.