Transito Gentil, um Game para se divertir

Ha um tempo atras, a porto seguro estava com a campanha do “Transito Gentil”, hoje depois de muito tempo, agora posso falar um pouco sobre o game e postar os fontes para outros desenvolvedores.

O game, segue uma ideia  bem simples, baseado nos conceitos do livro A Theory Of Fun For Game Design, escrito por Raph Koster. Partindo dos mesmo princípios, decidi criar um casual game, aonde o jogador se colocar na tarefa de “administrar” o transito de uma avenida e punir os carros que não estão sendo “gentis”, com os outros.

Depois da ideia do jogo, precisamos definir agora a mecânica do mesmo, nesse caso optamos por “clicks”, do mouse em cima dos carros, caso o jogador acabe punindo por engano algum motorista que esteja sendo “gentil”, ele perde uma vida, caso ele cumpra seu dever e acerte qual carro esta errado, ele ganha pontos, ao conseguir acumular pontos suficientes ele passa de nível.

No jogo, foi definido 3 tipos de penalidades diferentes:

  • Dirigir alcoolizado/bebendo bebida
  • Dirigir falando no celular      celular
  • Dirigir em alta velocidade    velocidade

Depois de definir as regras, ganhos e penalidades, vamos fazer a nossa HUD ( termo usado para definir o painel do jogador ),então para isso precisamos definir quais as informações relevantes para o nosso jogador sempre ter em mãos, elas foram:

  • Vidas
  • Pontos
  • Nível
  • valor de cada penalidade
  • Um personagem para o jogado ser identificar com ele.

hud

 

Pronto, ja temos as regras, a HUD, enfim… ja definimos tudo que um jogo precisa ter, agora vamos para a parte mais divertida… PROGRAMAR!

Por ser um game simples, dividi ele em 3 partes.

  • Scene, lugar aonde vou controlar cenários, juntar os elementos e ter o loop do game.
  • Carros.class, responsável por criar os carros no jogo e definir se são carros simples ou carros penalidades.
  • Regras, classe dentro do próprio fla, responsável por punir ou presentear nosso jogador de acordo com as acoes dele.

telaFinalGame

Pronto depois das regras definidas, interface feita e código pronto, agora vamos jogar:

http://richard.brochini.com/citygentil.swf

Para quem quiser baixar o código fonte do game, segue:

http://richard.brochini.com/fonteGentilCity.rar

 

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