Sorriso Defender, matando a saudades do space invaders

Muitas vezes as pessoas acham que precisamos de algum framework ou algo do tipo para desenvolver um game, particularmente acho que sempre devemos analisar o problema antes de tomar esse tipo de decisão, nesse caso tive a oportunidade de provar isso fazendo um game para uma promoção da Colgate, aonde eles estavam atras de “ideias” para promover sua nova pasta de dente.

A nova pasta tem como argumento “Ir para a Balada com um  Sorriso Branco e Bonito”, com isso na cabeça, apresentei como proposta o “Sorriso Defender”, um game mobile, para você defender a sua balada das caries e coisas que podem atrapalhar o seu sorriso.

O game segue uma mecânica bem simples e conhecida, a mesma do space invaders, so que com a temática dessa nova linha da Colgate.

fundo

 

Seguindo essa ideia, criamos primeiro o cenário do jogo, ja no cenário podemos ter alguns truques, muitos usados em games simples, notem o contorno da cidade junto com outros efeitos ja são da própria imagem, ganhando dessa maneira desempenho na hora do render, outro ponto são as setas de controle que também pertencem ao fundo, assim so precisamo mapear a área de touch para movimentar o nosso herói.

Para ser nosso herói ninguém mais importante que a própria:

pasta

Agora vamos definir o cenário da nossa balada:

palco

E por ultimo as caries:

mostro1 mostro2 mostro4

Pronto, como nem todos conhecem a mecânica do space invaders, vamos fazer um tela para o tutorial do game:

tutorial

Pronto, com tudo feito, agora vamos programar o game.

O jogo foi feito em 5 classe:

  • TelaPrincipal, responsável por abri o game, e gerenciar as telas que aparecem no game, assim como a navegação.
  • Pasta, responsável por movimentar e contar a vida do nosso serio, junto com os disparos de Colgate nos inimigos.
  • SorrisoDefender, responsável pelo o controle do loop principal do jogo, junto com os pontos do jogo.
  • Monstro, cria monstros no cenário e mata os que forem acertados pelo o nosso jogador.
  • Rodar, thread criada para controle de aspectos do game.

Para saber quando um jogador perde vida, validamos por area, quando um mostro passar da área mapeada tiramos vida do jogados e quando um disparo da nossa pasta acerta se encontra na mesma área que um mostro, tiramos o mostro do game e aumentamos os pontos do jogador.

Para quem quiser estudar mais a fundo ou tirar alguma ou melhorar o game, estou deixando o fonte para download:

http://richard.brochini.com/SorrisoDefender.rar

 

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