Campus Party 8 e as tendencias de TI

Campus Party 8 e as tendencias de TI

FB_IMG_1423323517343A Campus Party, acontece anualmente em SP, como sempre podemos observar certas tendencias, saber no que as empresas estão investindo e qual o perfil de pessoas e projetos o mercado esta disposto em investir.

Acho bem interessante observar o quanto o perfil empreendedor esta em alta,hj se procura pessoas que estejam disposta a algo mais alem do que apenas trabalhar para alguém, se procura aquele que queira construir e contribuir com ideias que vão alem de um simples produto.
Uma tendencia que me deixa muito animado, foi saber que a famosa arte de programar esta se tornando menos abstrata, finalmente programadores web podem se orgulhar de estar presente em tudo e isso inclui em produtos físicos, nunca se falou tanto em criar produtos, a IoT ( Internet of Things ) chegou para ficar e com isso os programadores acostumados a ficar apenas no mundo virtual devem se adaptar e ter consciência que alem do abstrato ele deve lidar com “coisas vivas” e isso pode ser tao empolgante como assustador. Drones pelo o ar, robôs que andam por ai e casas tecnológicas, tudo feito através da internet, estamos falando de webservices com suas a APIs, linguagens dinâmicas de script e orientada a objetos e claro tudo pode ser integrado de forma distribuída sem precisar de um servidor central.
O nosso futuro nunca esteve tao presente na vida das pessoas, claro que infelizmente isso acaba trazendo mais responsabilidade para os desenvolvedores, esses “bruxos” modernos, devem pensar em um sistema como um todo, sair do básico servidor+acesso e ir alem, pode parecer confuso no começo, mais temos empresas investindo pesado nisso e a Campus Party 8 esta ai para provar que os profissionais precisam evoluir.
20150208_033117
A Ford esta abrindo sua plataforma para carros inteligentes e deixando que os programadores sejam capaz de integrar seus produtos com os carros dela, qualquer coisa pode ser feita, algum de vocês já pensou em programar um carro? Não estamos no nível super maquina ainda, mais acredite apenas alguns anos nos separa.
A Fiware pela terceira vez desafiando todos os programadores a pensar alem de uma tela preta, o premio oferecido de 20 mil reais já deixa claro o quanto serio e lucrativo esta ficando essa historia, não?
A telefônica investindo em IoT, mostrando para as pessoas que com uma placa arduino raspberry pi, você pode sim construir coisas que não apenas facilitam, mais podem mudar a forma que as pessoas interagem com objetos e situações do dia a dia.
20150204_145700
Uma pequena volta pela campus e você pode ver, robôs ganhando vida, drones desastrados perdendo o controle, depois de serem reprogramados, ideias de todo tipo de integração com objetos, um anel que funciona como chave, uma porta que detecta sua presença, um carro que entende que você esta sono e te indica um hotel para você dormi ou ate mesmo da um “conselho” sobre o estado que você se encontra. Resumindo, a campus desse ano, mostrou como o mundo esta se abrindo a possibilidades e ideias, programadores estão ganhando cada vez mais liberdade para sonharem e criarem soluções, basta apenas ter vontade para fazer.
20150208_032459
Esse com certeza vai ser o ano que finalmente vamos sair do abstrato e  passar a fazer parte e diferença na vida das pessoas.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply