No decorrer dos anos, sempre observamos a evolução dos consoles, participamos de muitos eventos, acompanhamos blogs e reviews sobre as novidades e analisamos qual o melhor momento para investir em algo novo.

A cada novo salto na geração dos consoles, estamos mais próximos de realizar o sonho de não apenas jogar, mas fazer parte de um mundo novo.Se analisarmos passo a passo, deste a tv de tubo com os controles ligados por fio (estranho pensar que existem crianças que nunca viram o “fio” no controle), até os sofisticados consoles de hoje com todos os seus sensores e níveis de interação cada vez maior.Podemos notar que a busca por uma imersão completa esta sendo a nova corrida por ouro do games, a empresa que proporcionar a melhor experiencia pelo menor custo vai ganhar!

Olhando o cenário atual, surge o pensamento, “Estou preparado para entrar de cabeça na geração VR (Virtual Reality)?”, “Quanto preciso gastar?” ou “O dinheiro que vou gastar agora, vai valer a pena?”. Por isso vamos falar sobre quais equipamentos testamos e as   vantagens que temos com essa nova tecnologia.

Oculus Rift:

dk2-product

Podemos falar que esse foi o “idealizador” da tecnologia, tivemos a oportunidade de jogar alguns jogos nele, o mais famoso foi o Half-Life adaptado. O jogo fica extremamente imersivo e mais viciante. Apesar de precisar de um teclado para jogar junto, cada momento ou virada de costas é impressionante.Infelizmente o valor para se começar a jogar também, você precisa de um pc gamer potente, o que hoje custaria em torno de 6 mil reais, fora o próprio Oculus que custa em torno de R$ 1.300,00. Se for do tipo que adora tecnologia, é um hardcore gamer e curte novas experiencias. Vale cada centavo.

Samsung Gear VR:

imageBearVR

Para os viciados em casual games e adoram ver o mundo e uma “maneira” diferente, esse é a escolha certa.O publico alvo dele é o casual games, tem até o NETFLIX para você assistir.Ele funciona apenas nos modelos Galaxy S6 e o futuro S7, levando em conta o valor do aparelho e do Oculus, se prepare para gastar em um valor próximo de 5 mil com o kit. A qualidade dos jogos e videos fica igual ao do Rift, testamos ele assistindo um trailher do Anime Ghost in the Shell e jogamos dois games, Angry Birds VR e um tower defenser de goblins protegendo uma torre, tivemos uma ótima experiencia com eles. A maior vantagem desse dele é pode interagir com ambientes reais e virtuais, utilizando a tecnologia de realidade aumentada junto com os games, você não apenas cria um mundo virtual mas interage com mundo real de uma maneira unica (pokemon GO, feelings!! ).Já que ele faz todo o processamento em conjunto com o celular, você não fica preso a cabos e isso é um das maiores vantagens dele.

HTC VIVE:

htc-vive-product-1

De todos, esse é o único que se propõem que alem da experiencia, montar um ambiente inteiramente virtual, isso significa que você vai ter que liberar uma sala dentro da sua casa, para você e seus amigos jogarem. Com sensores e controle nas duas mão, junto com uma câmera VR e um PC gamer, talvez esse seja a opção mais cara de todos, porem é a mais divertida. Infelizmente o custo beneficio dele está bem fora do que esperamos, o investimento para começar a brincadeira aqui no Brasil sai em torno de 10 mil, mas para quem espera ter uma experiencia completa, essa é a escolha certa.

Beenoculus:

beenoculus

Apesar de poucos ouvirem falar dele, é um modelo feito no Brasil, então é uma ótima oportunidade para quem quer começar a ter uma experiencia VR sem gastar muito, ele funciona com qualquer celular, oferecendo uma base para adaptada para que o usuário possa ter essa experiencia. Se comparado com o outros a qualidade dos games e videos muda bastante, mas para quem quer experimentar por curiosidade.O valor de investimento sai em torno de 200 reais + o valor do celular.

Cardboard:

one-cardboard

De todos esse é o mais barato com a experiencia menos imersiva, se você quiser assistir um vídeo do facebook ou do youtube, vai funcionar, mas se você espera ter um boa experiencia com algum game. Não espere algo que seja surpreendente, mas vai funcionar.

O investimento vem apenas do celular, ja que você pode baixar e montar um em casa com papelão nesse link:

https://www.google.com/get/cardboard/downloads/wwgc_manufacturers_kit_v2.0.zip

A Microsoft e a Sony estão para lançar os deles no mercado, com isso temos muitos boatos e videos falando como funcionaria, mas infelizmente não tivemos a oportunidade de testar nenhum deles. Estamos aguardo com muita ansiedade a oportunidade.