iFlux um Bicho diferente

Hoje vamos analisar um projeto da Martha Gabriel, feito para o ITAU Cultural, o nome dele iFlux, foi um projeto o qual gostei muito de participar, foi bem desafiador e isso me deixou bem empolgado.

iFlux - é uma arte sistêmica, interativa e dinâmica que trabalha com fluxos de informações de diferentes naturezas. Inicialmente, representa a visualização de dados recolhidos do ambiente em que está abrigada — o prédio do Itaú Cultural, na Av Paulista em São Paulo. ( By Martha Gabriel )

Nesse projeto fiquei responsável pela parte técnica de integrar todos os sensores do prédio+internet+twitter, para que o iFlux se comporte de acordo com esse dados recolhidos. Grande parte desse sistema foi feito em java, e toda a parte web e redes sociais foi feito em php, com isso conseguimos deixar todo o sistema modular o suficiente para se adaptar aos diferente tipos de entradas de sensores, todos os dados foram guardados em um MySQL e de acordo com os dados recolhidos foi feito um algoritmo que dava “sentimento” para o iFlux.

Outro desafio foi conseguir fazer o sistema se torna auto o suficiente, de forma que se um sensor falhasse ou não respondesse em um momento, o iFlux poderia viver sem aquele dado naquele momento, para isso foi pensando em modulo separados que poderiam ser desligados do sistema conforme a demanda.

Espero sempre poder participar de mais projeto assim, e agradeço a Martha Gabriel por ter me chamado para esse projeto.

Para saber mais http://www.martha.com.br/iflux/

 

 

Bookmark the permalink.