Todos os anos, ja temos o evento que abre a temporada de encontros Geeks/Nerds, pessoas comuns esperam o carnaval, nós… NERDS, temos algo um pouco mais desafiador, assim por dizer… nos temos a Campus Party!
Em sua 12 edição, ela promete uma semana de estudos, conhecimento compartilhado e o encontro dos nerds do Brasil inteiro. O choque cultural e de conhecimento absorvido nesse local é algo difícil de medir e descrever, apenas quem vive uma “campus” consegue explicar.
Infelizmente nessa edição nem tudo foram flores, com a expectativa em um novo endereço na Expo Center Norte. Muita coisas foi prometida, mas não foi a melhor experiencia, para muitos que ja eram veteranos das edições passadas, essa desapontou um pouco. Para aqueles que tiveram a oportunidade de participar pela a primeira vez, não foi algo tão ruim, mas a sensação de que poderia ser algo bem melhor ficou no ar.
Para que seja possível entender um pouco da nossa frustração desse ano, precisamos ter em mente duas coisas. Primeiro que as coisas não andam muito bem para os organizadores de eventos em geral, cada ano esta mais difícil fechar patrocinadores e levantar a verba necessária para que tudo aconteça, a alta taxa do dolar junto com alguns fatores políticos e uma certa incerteza de publico causam isso. O segundo problema, é que a própria organização esqueceu de alguns valores, que realmente fazem a experiencia do campuseiro ser incrível… QUEM GERA O MAIOR CONTEUDO PARA A CAMPUS PARTY É O CAMPUSEIRO!
Sim… por mais magistrais que se chamem, por mais brindes que se tenha ( deixando claro que foi a edição com menos brindes também) e todo aquele bla bla comercial, as palestras que mais ajudaram a Campus Party crescer, sempre foram criadas pela a própria comunidade, existe um ecosistema saudável que acontece durante a semana, que esse ano parece que a organização fez questão de tentar destruir ou simplesmente tornar a vida de todos mais difícil.
Comunidades sempre tiveram os melhores conteúdos e foram mais acessíveis, diferente de magistrais ou empresas X que estão la para tentar empurrar produtos. Adoramos os patrocinadores do evento, temos uma divida com todos que estão lá, graças a eles, ano após ano nos reunimos, mas… do jeito que as comunidades foram tratadas e outros campuseiros veteranos se sentiram durante essa semana, realmente doeu.
Diferente do clima meio estranho que ficou a arena, a área open estava muito maior, mais organizada e bonita em comparação a alguns anos passados. A startups estavam com destaque logo na entrada, caminha por lá era incrível, entre drones, rôbos e cases gigantescos, o publico podia sentir o “orgulho nerd” por alguns momentos, ela não falhou em proporcionar uma imersão ao nosso mundo, pena que diferente de outros anos ela ficou aberta por pouco tempo e dias, apenas entre 13 e 16 de fevereiro até as 16, não sendo pratico para o publico curioso visitar.
Mesmo a nossa saudosa e grande Campus B, que acontece toda a noite, após o evento fechar em frente ao centro de exposição durante a semana, foi complicada por causa da frente fria “surpresa” que passou por São Paulo, fazendo quase todas as noites chover. Realmente um pouco das frustrações geral e stress que rolava durante o dia foi para na Campus B, o ar estava pesado e muitas pessoas falavam que o próxima dia seria bom.
Dia após dia, entre palestras e amigos tudo foi acontecendo, não era a melhor Campus Party de todas, mas pelo menos todas as pessoas e amigos de longa data que se encontram anualmente estavam por lá, nós conformamos com tudo e mentalmente torcemos que as próximas seriam melhores, mas como tudo na vida, tivemos uma triste surpresa. Se existe um dia muito importante, esse dia seria o sábado. É a noite que geralmente todos falam adeus, o dia do ultimo almoço e brindes durante a noite, sair ao meio dia de domingo ( algo que sempre aconteceu todos os anos), é uma regra, principalmente para amigos que moram longe e sabem que vão se ver apenas no próximo ano. Mas esse ano.. a edição 12 vai ficar marcada como o dia que todos foram expulsos as 2 manhã, para os que estavam acampados… as 4 da manhã tivemos brigas e um jeito nada convencional de pedir para os que estavam dormindo se retirassem, mesmo sem passagens de ônibus ou terem onde ficar, muitos tiveram o famoso “SE VIREM” da organização, de tudo que poderia ser feito, que poderia ter dado errado… realmente essa DOEU, todos os 12 anos de uma boa relação entre organização e campuseiros foram jogados fora, e foi assim que na madrugada de domingo a Campus Party 12 terminou.
A Campus Party, é o maior e melhor evento NERD/GEEK que temos no Brasil, não queremos que ele acabe, muito menos que termine desse jeito, mas realmente esse ano terminamos essa edição com medos e incerteza. #CPBR por favor não se esqueça de suas origens e principalmente de quem sempre esteve com vocês ao longo desses anos NÓS CAMPUSEROS.
A Campus Party Brasil 12, aconteceu nos dias 12 até 17 de Fevereiro de 2019, você pode conferir como foi as edições anteriores aqui:
http://novonerd.com.br/campus-party-11-reacendemos-a-chama-de-ser-campuseiros/
http://novonerd.com.br/diario-de-um-campuseiro-como-foi-participar-de-10-cpbrs/
http://novonerd.com.br/por-que-campus-party-9-foi-tao-diferente-das-outras/
http://novonerd.com.br/aprendendo-a-programar-na-campus-party-recife-com-programae/
http://novonerd.com.br/sobrevivi-a-cpbr8/
http://novonerd.com.br/praia-sol-e-computadores-cprecife/
http://novonerd.com.br/o-que-esperar-de-uma-campus-party/
Average Rating