conhecendo as APIs do Bluevia

conhecendo as APIs do Bluevia

Hoje. resolvi estudar as novas versões de API que a Bluevia disponibilizou no site deles, umas dessas me chamou um pouco mais a atenção,foi a Voice API, esta em versão Alpha ainda, mais gostei do que ela possibilita você criar.
Hoje com a Bluevia temos:

  • API de SMS, que permite que voce envie e receba mensagens de textos entre celulares usando a rede da operadora
  • API MMS, que permite troca de arquivo multimídias (fotos e videos), entre celulares utilizando a rede da operadora
  • API de payment, aonde se pode fazer cobranças usando credito do celular da pessoa
  • API Voice, aonde você pode integrar conversas de áudio dentro da sua aplicação

Nem todas elas estão disponíveis no Brasil ainda, mais eles prometem que todas va estar o ate o fim do ano.
Bem para começar a usar o Bluevia você tem que se cadastrar https://labs.bluevia.com/ depois do cadastro você entra no seu dashboard, aonde você vai ter acesso a todas as APIs. mesmo as que ainda não funcionam no Brasil.
O mais legal da Bluevia, e que você gera receita quando seu aplicativo envia e recebe dados usando a rede da operadora e eles estão dispostos a te dar parte dessa receita, só que para isso você tem que desenvolver aplicativos legais que as pessoas usem.
Eu ja desenvolvi alguns aplicativos e gostei muito do resultado.
Para desenvolver qualquer coisa, você precisa antes baixar o pacote com a API que você vai usar, podemos baixar ela nesse site https://labs.bluevia.com/en/page/tech.APIs
Depois precisamos registrar nossa aplicação dentro do Bluevia, você sobe um ícone, fala sobre o que ela faz e diz quais funcionalidades ela vai usar.
Apos isso, você vai pegar um token para sua ela e pronto, podemos usar ela.
Você pode ter vários exemplos de como usar ela no próprio site, mais aqui vou falar um pouco para o que usei ela nos meus aplicativos.
Com a API de SMS, acho que a aplicação mais criativa que eu fiz foi um aplicativo de enquete, aonde eu enviava a enquete para meus amigos e registrava todos os votos deles para no final dar o resultado do vencedor.
Com a API de MMS, realmente nao fui muito criativo, a pessoa enviava um imagem, meu servidor recebia e processava ela com algum efeito aleatório e retornava ela para o celular da pessoa, o mais legal eram os efeitos engraçados que deixei para gerar essas imagens de forma engraçada, então muita gente mandava so pra ver o que ia acontecer.
Com a API de Pagamento, bem essa não tem muita coisa, fiz uma forma de compra de moeda virtual para um jogo on-line, mais infelizmente não foi para o ar essa aplicação.
Com a API de VOICE, realmente estou tendo muitas ideias e ja fiz alguns teste, apesar de não poder usar ela ainda aqui no brasil, ja andei brincando com algumas coisas, o legal dela e que posso construir um aplicativo web, que você consegue ligar para ele e com isso eu escuto tudo que você fala. Com isso eu consegui montar uma interface em que tudo que você falava aparecia escrito no site.
Uma coisa que muito interessante, foi a possibilidade de voce com a API VOICE, poder ligar para alguma pessoa e executar um WAV aonde a pessoa escuta ela como se fosse uma ligacao normal, ja pensou nas possibilidade?
Imagina seu servidor ligando de madruga falando que esta fora algum serviço ou seu e-commerce ligando para o cliente e falando qual a situação de entrega do pedido.
Espero ter ajudado com essa dica e que vocês tenham muitas ideias.
 
 

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply

Dia de palestra, workshop e competição na #olimpiadaNacionalCienciaTecnologia na @campuspartybra #cpbsb #souNerd #souDev #souGeek #geeks #nerds #partiuCiencia #olimpiadasTech #cpbr #brasilia

Facebook:RichardBrochini Instagram:RichardBrochini Twitter:tec_rick Linkedin:RichardBrochini